Implante dentário
Tratamento de canal
Clareamento dental
Tratamentos estéticos
Ortodontia
Atendimento emergencial
Prótese dentária
Cirurgias em geral
Manutenção e limpeza
Implante Dentário
Implante dentário ou implante dental é uma maneira de recolocar um dente ou um grupo de dentes perdidos. O implante é um pino de titânio, posicionado através de uma breve cirurgia, substituindo a raiz do dente perdido e serve de apoio para a colocação de uma prótese muito semelhante aos dentes naturais.
Através da colocação de implantes dentários pode-se repor um dente perdido, vários dentes e até mesmo toda a arcada dentária. As vantagens do implante dental são várias:
– o implante é fixo, não se apoia nos dentes vizinhos ou na gengiva;
– o implante proporciona a retomada da qualidade de vida do paciente no que diz respeito à saúde bucal, melhorando inclusive a auto-estima do paciente;
-o implante garante maior conforto e estabilidade ao paciente.
Tratamento de canal
A endodontia, mais conhecida como tratamento de canal, é a especialidade da odontologia responsável pela prevenção, tratamento e cura de doenças que atingem a polpa dentária. A polpa dentária é um tecido mole, presente no interior dos dentes, por onde chegam os nervos e vasos sanguíneos que mantêm os dentes vivos.
A principal função da polpa dentária é garantir a formação do dente e identificar e reagir especificamente a estímulos que atuem sobre os dentes, assegurando a sua vitalidade.
O tratamento de canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta esta é removida, o espaço resultante é limpo, preparado e preenchido, de forma que o canal fique vedado.
Clareamento dental
Em pouco tempo você voltará a sorrir com dentes brancos.
O clareamento dentário consiste em um tratamento estético que restaura a cor dos dentes que sofreram escurecimento por uso prolongado de antibióticos, fumo, tratamento de canal, consumo de café ou outras bebidas que contenham corantes.
O clareamento dental consiste na aplicação de um gel sobre os dentes, que, ao penetrar na estrutura dentária, libera oxigênio, causando borbulhamento e consequente expulsão das moléculas de pigmentos presentes nos dentes.
O clareamento dental pode ser feito de duas maneiras: no consultório do dentista ou em casa com uma moldeira de silicone.
Tratamentos estéticos
Todos buscam ter um sorriso verdadeiro, honesto e franco. Além da beleza, a odontologia estética também proporciona saúde para os dentes. A odontologia estética oferece diversas opções de tratamento para pessoas que buscam melhorar seus sorrisos. As opções variam de facetas de porcelana a aparelhos. Em muitos casos, é necessária uma combinação de técnicas para atingir os melhores resultados.
Ortodontia
Ortodontia é a especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos e com isso podem ser perdidos precocemente. Estes dentes posicionados de forma inadequada também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, no pescoço, nos ombros e nas costas, bem como síndrome da ATM (articulação temporo-mandibular). Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a aparência, a qualidade de vida e a auto-estima das pessoas.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.
A ortodontia pode ser dividida em ortodontia fixa (com braquetes e bandas coladas aos dentes) e removível (aparelhos removíveis).
Atendimento emergencial
As dores nos dentes e na região oral se devem geralmente a problemas endodônticos, gengivais, musculares, articulares, neurológicas e por lesões de trauma ou irritações químicas. Com uma avaliação cuidadosa podemos fazer o diagnóstico diferencial e indicar o tratamento ideal para a resolução do problema e o alívio dos sintomas.
Prótese dentária
Próteses dentárias são utilizadas em casos de ausência parcial ou total de dentes. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las, atualmente elas oferecem maior conforto e uma aparência mais natural. Próteses têm como objetivo restabelecer as funções mastigatórias e fonéticas, além de restaurar a espontaneidade de um belo sorriso.
As próteses podem ser totais (dentaduras) ou parciais. A escolha do tipo mais adequado será feita pelo seu dentista dependendo do número de dentes a serem substituídos. No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apóia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada na forma de uma ferradura, a fim de permitir espaço livre para acomodação da língua.
As próteses são feitas sob medida por um protético, a partir de moldes tirados da boca do paciente.
Cirurgias em geral
Envolvem diversos tipos de procedimento cirúrgico na área odontológica, desde a extração de um dente, extração de terceiros molares (cisso), dentre outros.
Manutenção e limpeza
A saúde periodontal (gengival) é fator importantíssimo para manter a saúde do paciente como um todo. Ela é essencial para a saúde bucal e para a prevenção de doenças graves. Sendo assim a prevenção e manutenção são essenciais. Os principais procedimentos preventivos efetuados são:
Levantamento do índice de placa bacteriana
Limpeza mecânica com ultrassom e jato de bicarbonato
Remoção de tártaro
Aplicação de flúor e outros